Cursos e Treinamentos

Novas possibilidades para sua unidade industrial

Para manter os profissionais do setor sempre atualizados e capacitados, a Fermentec conta com completa infraestrutura para oferecer cursos e treinamentos sobre diversas áreas da produção de etanol e açúcar. Ministrados por profissionais graduados e experientes, com ampla vivência do mercado, os cursos têm conteúdo integrado com conceitos teóricos relacionados à prática do dia a dia. 

Os cursos são abertos a profissionais e estudantes interessados nas tecnologias desenvolvidas para aprimorar seus conhecimentos técnicos . Já os treinamentos trabalham com necessidades específicas, como controle das perdas industriais e quantificação do ART da cana e análises microbiológicas de todas as etapas da produção.

Na sede ou in company

Os cursos e treinamentos são realizados na sede da Fermentec com possibilidade do formato in company. As aulas são customizadas conforme a demanda do cliente nos pontos que exigem mais desenvolvimento e atenção.

Confira informações completas e programação abaixo:

Cursos

Transferindo conhecimento e tecnologia para profissionais do setor sucroenergético

Fermentando com Alta Eficiência

Menor consumo de insumos por meio de processos otimizados são fatores determinantes na produção do álcool.

Objetivo: Capacitar os participantes para otimizar o processo industrial de fermentação alcoólica.

A quem se destina: Gerentes industriais e de controle de qualidade, encarregados de laboratórios e técnicos ligados à fermentação.

Principais temas abordados: Bioconversão do açúcar em etanol; Vantagens do uso de leveduras selecionadas; Leveduras personalizadas; Contaminação: Práticas para reduzir seu efeito; Boas práticas no preparo, resfriamento e distribuição de mosto; Fermentação com mel; Boas práticas na condução da fermentação; Medições e rendimentos da fermentação; Alto teor alcoólico. Menos vinhaça.

Duração: 2 dias

Parâmetros na Gestão do Processo Industrial

O setor sucroenergético é um dos que mais realiza análises, por isso a escolha mais adequada dos principais parâmetros são fundamentais para o melhor gerenciamento do processo.

Objetivo: Demonstrar como os parâmetros industriais podem ser utilizados para gestão industrial.

A quem se destina: Gerentes e supervisores industriais, engenheiros químicos, agrônomos e tecnólogos em açúcar e álcool.

Principais temas abordados: Importância dos números na interação entre o Controle Laboratorial e a Industria; Fatores e indicadores da qualidade da matéria-prima, Quantificação do ART na matéria-prima recebida; controle e indicadores do processo de fermentação; Fermentação e destilação: Perdas, rendimentos e medições; Monitoramento de perdas: extração, torta, águas industriais; Balanço de ART: procedimentos e cálculos; Aspectos impactantes no tratamento de caldo e fábricação do açúcar ; Eficiências industriais. 

Duração: 2 dias

Desenvolvendo Líderes para o Setor Sucroenergético

Comportamento profissional adequado e potencial em liderança são determinantes para os melhores resultados das empresas em geral.

Objetivo: Capacitar profissionais que já são e aqueles que estão iniciando função de líder no processo de açúcar e álcool.

A quem se destina: Profissionais que atuam no setor e aqueles que estão iniciando cargos de liderança.

Principais temas abordados: Comportamentos de liderança, Responsabilidade das lideranças com a segurança no trabalho, Gestão e Liderança, Comunicação e Feedback, Atividades práticas (Organização e Disciplina, Identificação de competências, Avaliação conceitual, Desafio de assumir um cargo de liderança, Equipe e Feedback, Avaliação Gestão e Liderança). 

Duração: 2 dias

Fabricação do açúcar

Parâmetros para produção de açúcar.

Objetivo: Capacitar os participantes para a produção de açúcar. 

A quem se destina: Gerentes industriais e de qualidade, supervisores, encarregados e operadores do setor de fabricação de açúcar e encarregados de laboratório. 

Principais temas abordados: Influência da qualidade da matéria-prima; Cuidados no tratamento de caldo; Procedimentos operacionais para otimizar os processos de evaporação, cozimento e secagem de açúcar, visando evitar perdas na fábrica. 

Duração: 2 dias

Analista de performance

Validação e interpretação dos parâmetros mais importantes no processo de produção buscando sua otimização.

Objetivo: Validar e interpretar os parâmetros mais importantes para a condução do processo de produção, contribuindo para aumentar os rendimentos, reduzindo as perdas e otimizar o uso de insumos.

A quem se destina: Gerentes e supervisores industriais, engenheiros químicos, agrônomos e tecnólogos em açúcar e álcool.

Principais temas abordados: Monitoramento da qualidade da matéria–prima e aproveitamento em cada setor da indústria, relação dos indicadores do setor de moagem com o desempenho da extração, indicadores para avaliação do desempenho do tratamento de caldo e interferência na fermentação, indicadores da fermentação para monitoramento do rendimento geral da destilaria com menor consumo de insumos, ferramentas de controle para evidenciar o desempenho na indústria. 

Duração: 3 dias

Balanço de Massa na Fermentação Alcoólica

Aliar o conhecimento de processo com a de engenharia possibilita tomada de decisões estratégicas para maximizar a produção de açúcar, etanol e energia, bem como na redução de custos.

Objetivo: Fornecer aos participantes diretrizes referente ao dimensionamento, bem como introduzir conceitos de novas tecnologias para otimização do processo fermentativo.

A quem se destina: Gerentes industriais, engenheiros de projeto/processo, supervisores, encarregados de laboratórios e técnicos ligados à fermentação.

Principais temas abordados: Conceitos de Balanço de Massa; Estequiometria da Fermentação; Geração de Calor (reação exotérmica); Dimensionamento trocador de calor; Cálculo vazão de mosto, vinho bruto, vinho centrifugado; Cálculo n° centrifugas; Cálculo vazão de água resfriamento e torre de recuperação de álcool; Dimensionamento de tubulações; Conceitos e detalhes instalação das moto-bombas e trocadores de calor de vinho; Dimensionamento básico de Fermentadores (Cálculo volume útil, volume total, altura, diâmetro e características construtivas); Princípios de funcionamento do chiller de absorção de brometo de lítio; Conceito básico do diagrama de ocupação.

Duração: 2 dias

Material incluso: Apostila ou CD e Certificado

Informações: Para realização dos cursos, será necessário um quórum mínimo de 10 participantes. Mais informações pelo telefone 19 2105-6148, ou pelo email cursos@fermentec.com.br 

Treinamentos

Capacitando profissionais nas principais análises de açúcar, álcool e bebidas destiladas.

Para capacitação técnica nas principais análises de açúcar, álcool e bebidas destiladas são disponibilizados treinamentos específicos em:

Controle Microbiológico de Águas

Principais microrganismos encontrados em águas contaminadas, instruções para coleta das amostras, análises microbiológicas, Sistema Colilert, instruções para limpeza e desinfecção de poços e reservatórios de água.

Objetivo: Capacitar os técnicos para teoria e a prática do controle microbiológico dos processos de produção de açúcar e álcool.

A quem se destina: Encarregados, técnicos e analistas de laboratório que supervisionam e executam análises microbiológicas em indústrias produtoras de açúcar, álcool e bebidas alcoólicas.

Duração: 2,5 dias

Controle Microbiológico por Microscopia e Plaqueamento

Morfologia e estrutura celular de leveduras e bactérias, metabolismo, nutrição e multiplicação. Uso do microscópio para monitoramento do processo industrial de produção de açúcar e álcool. Interpretação de dados. Detecção de bactérias e leveduras contaminantes, testes de sensibilidade de bactérias a antimicrobianos, caracterização de Bacillus e Lactobacillus, entre outros procedimentos.

Objetivo: Capacitar os técnicos para teoria e a prática do controle microbiológico dos processos de produção de açúcar e álcool.

A quem se destina: Encarregados, técnicos e analistas de laboratório que supervisionam e executam análises microbiológicas em indústrias produtoras de açúcar, álcool e bebidas alcoólicas.  

Duração: 4 dias para analista com experiência e 5 dias para analista sem experiência.

Controle Microbiológico do Açúcar

Importância, principais fontes de contaminação do açúcar, como fazer amostragens, análises de bactérias, leveduras e bolores em açúcar. Padrões microbiológicos nacionais e internacionais para qualidade do açúcar. 

Objetivo: Capacitar os técnicos para teoria e a prática do controle microbiológico dos processos de produção de açúcar e álcool.

A quem se destina: Encarregados, técnicos e analistas de laboratório que supervisionam e executam análises microbiológicas em indústrias produtoras de açúcar, car, álcool e bebidas alcoólicas.  

Duração: 3,5 dias

Controle das Perdas industriais e fermentação

Análise de cana pelo digestor, ART e AR e pela metodologia de Eynon & Lane, ART das perdas industriais pelo método Somogyi & Nelson, dextrana pela metodologia rápida, nitrogênio amoniacal, fósforo sem a digestão nitroperclórica, sulfito colorimétrico, impurezas no mosto, teor alcoólico por densimetria digital, glicerol enzimático, acidez sulfúrica e levedo na fermentação.

Objetivo: Capacitar os técnicos para as principais análises químicas do setor, desde a coleta das amostras, diluições, até as reações finais, cálculos e interpretação de resultados.

A quem se destina: Encarregados, técnicos e analistas de laboratório que supervisionam e executam análises quimícas em indústrias produtoras de açúcar, álcool e bebidas alcoólicas.

Duração: 4 dias

Controle da Qualidade do Açúcar

POL, Cor ICUMSA, turbidez, filtrabilidade, umidade, cinzas condutimétricas, resíduos insolúveis, pontos pretos, partículas magnetizáveis, sulfito, polissacarídeos, dextrana, amido, IV (Indicator value) e metodologias para o controle e prevenção do empedramento.

Objetivo: Capacitação nas principais análises físico-químicas utilizadas para o controle do açúcar final produzido, seja ele do tipo Cristal Branco, Refinado ou VHP com suas variações. São abordados métodos de direção e de impactantes que vão auxiliar na produção e posterior classificação do açúcar produzido além de avaliações referentes a formação de flocos e empedramento.

A quem se destina: Encarregados, técnicos e principalmente analistas de laboratório que supervisionam e executam análises físico-químicas no açúcar produzido.

Duração: 4 dias

Gestão da Qualidade, Boas Práticas, Estatística e Cromatografia

Gestão da Qualidade, Boas Práticas, Estatística e Cromatografia líquida.

Objetivo: Apresentar conceitos relacionados a gestão da qualidade e boas práticas laboratoriais, além de trazer conceitos de estatística e controles para avaliação de dados e ainda, abordar técnicas cromatográficas para determinação em amostras do setor sucroenergético.

A quem se destina: Encarregados e Líderes de laboratório que supervisionam análises químicas em indústrias produtoras de açúcar, álcool e bebidas alcoólicas.

Duração: 4 dias

Inscrição:

Para clientes com contrato anual, a Fermentec agenda os treinamentos para a entressafra diretamente com seus clientes.
Para os demais, entre em contato pelo telefone 19 2105-6148, ou pelo e-mail cursos@fermentec.com.br
Local para realização dos Cursos e Treinamentos: sede Fermentec
Avenida Antônia Pazzinato Sturion 1155, Jardim Petrópolis
Piracicaba - SP - Brasil CEP 13420 640
Como chegar na Fermentec

In Company

Monte seu curso/treinamento com as necessidades de sua unidade e com a programação de temas mais apropriados. 

Os Cursos/Treinamentos In Company tem se apresentado com ótimos resultados, pois a participação e interação dos profissionais superam todas as expectativas, além do excelente custo benefício para as Unidades, já que os custos com hospedagem e transporte não se fazem necessários.

Os maiores benefícios dos cursos In Company Fermentec são:

  • Flexibilidade;
  • Customização de conteúdo;
  • Instrutores conceituados e com prática total no mercado;
  • A qualidade e solidez já comprovada da Fermentec.

É a forma mais prática de fornecer conhecimento aos seus funcionários e melhorar os processos de sua Usina sem alterar na sua rotina e principalmente, com um conteúdo de aula feito a partir de suas necessidades. 

 

Fale Conosco